Entrevista:

domingo, 26 de outubro de 2008


I MARATONA DE CONTOS DE ITAJAÍ

Realização: SESC


Execução: Setor de Cultura do SESC


Data: 31/10/2008 - sexta-feira

Local: Palácio Marcos Konder

Horário: 13h às 01h


Sobre a Maratona de Contos:



O objetivo do evento é proporcionar 12 horas ininterruptas de contação de histórias para todas as idades. Atualmente a arte de contar histórias volta com a força total para crianças e principalmente para adultos. As histórias servem para ativar o imaginário, sonhar, refletir, ensinar, comover, encantar, e principalmente, fazer rir e chorar. Uma história desenvolve a criatividade, melhora a concentração e estimula o auto-conhecimento.

A Maratona tem início às 13h do dia 31/10 (sexta-feira) e se estende até a 01 hora da manhã de sábado com narrativas de histórias que exploram as lendas, contos, causos, folclore e musica de diversas regiões do Brasil.

O Projeto Maratona de Contos começou em junho do corrente ano com a oficina A Narrativa de Histórias ministrada pelo grupo Nhoc e ainda contou com mais 5 oficinas de formação de contadores de histórias que em seu conteúdo eram passadas as diversas técnicas que um narrador de história pode utilizar; foram elas:

- A Arte de Contar Histórias (com Sérgio Belo)

- Conto Além da Conta (com Cristiano Moreira)

- Manipulação de objetos Inanimados na Contação de Histórias (CIA Mútua)

- Romance e Contação de Histórias (Eliane Lisboa)

- O uso da Música na Contação de Histórias (com Toni Édson)

Além das oficinas os alunos tinham a oportunidade de ouvir, aprender e contar nas rodas de histórias que foram realizadas duas vezes por mês em diversos bairros da cidade.

Durante as oficinas passaram pelas salas do SESC-Itajaí mais de 100 alunos que têm no dia 31 sua formação como contadores de histórias durante a Maratona de Contos.

Além dos alunos está confirmada a participação de mais e 20 contadores de histórias da região, entre eles:



Grupo Nhoc (Itajaí)

Daniel Santos (Itajaí)

Eliane Lisboa (Brusque)

Cidval Batista (Itajaí)

Rodrigo Calistro (Bal. Camboriú)

Rita de Cássia (Navegantes)

Toni Édson (Florianópolis)

Lieza Neves (Brusque)

Tânia Marques (Bal. Camboriú)

Claudia Telles (Itajaí)José Gondim (Bal. Camboriú)

Sayonara Almeida (Itajaí)

Pollyanna Santos (Blumenau)

Grupo do NEFA (Itajaí)



Obs: contadores de histórias podem se inscreverem para participar da Maratona de Contos pelo fone (47)3348-9291 (Setor de Cultura)



A Maratona é divida em dois momentos impactando o público infantil e adulto da cidade. O público infantil terá suas histórias contadas das 13h até as 18h onde a partir deste horário o público adulto ganha sua vez.

A Maratona recebe também o espetáculo Romances de Eliane Lisboa a partir das 20h e a sonoridade do grupo A Casa de Orates que faz intervenções musicais na passagem das histórias. Durante a Maratona os contadores de histórias também experimentam da gastronomia local onde a Fundação Genésio Miranda Lins servirá Pirão com Lingüiça e a partir das 22h as histórias invadem o sótão do Palácio Marcos Konder.



OBS: as escolas podem agendar visitas de 40 minutos para os alunos pelo fone (47)3348-9291



OBJETIVOS:
- Movimentar a cidade através da contação de histórias;
- Promover os recursos da cidade na área de narrativas orais;
- Identificar a identidade cultura da cidade;

Disseminar a política cultural do SESC, incluindo; a formação de platéias, utilização de espaços alternativos, agregação de valor aos produtores e produtos culturais locais e regionais, configuração de identidade cultural catarinense em oposição a uma homogeneização de identidade nacional.




Marcelo Morais
Setor de Cultura
SESC-Itajaí-SC
Fone: (47)3349-4096 / 9946-3388

Nenhum comentário: