Entrevista:

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Contando e conscientizando para o trânsito!!

Foi com grande prazer que aceitei o convite da escritora, Irene Rios para contar histórias de seu livro. Confesso que no começo fiquei um pouco preocupado. A proposta seria conscientizar crianças sobre a educação no trânsito contando histórias. Meu desafio seria tornar a apresentação lúdica, agradável e com gostinho de quero mais. Baseado na obra "Transitando com Segurança" de Irene Rios, escolhi três histórias e as adaptei para narrativa. A primeira histórias fala sobre o um garoto chamado Diego, que não respeita filas, lugares preferenciais, etc... quer sempre ser o primeiro em tudo!! Já a segunda história, conta sobre uma garotinha que quer sentar a todo custo no banco da frente do carro de seu pai. E a outra, fala sobre uma moça que vive sempre ocupada, correndo de um lado para o outro e não se preocupa com sua segurança no trânsito.

Irene Rios e eu nos dividimos. Eu contava histórias em uma instituição e ela palestrava em outra. Ao final, foram centenas de crianças, jovens e adultos beneficiados com tal iniciativa. Iniciativa esta que deve ser copiada em todas as cidades do Brasil. Agradeço em especial a Secretaria de Trânsito de Novo Horizonte (SP), a Secretaria de Trânsito de Caçapava e também a Secretaria de Trânsito de Suzano.

Agradecimentos também ao grande ilustrador e cartunista uruguaio, Samuel Araújo.

Irene Rios: Mestranda em Educação; Especialista em Ambiente, Gestão e Segurança de Trânsito e em Metodologia de Ensino; Presidente da Câmara Catarinense do Livro; Professora universitária das disciplinas de Projetos em Educação para o Trânsito; Consultora e co-autora do projeto "Gincana Cultural de Trânsito", vencedor do XII Prêmio Denatran de Educação no Trânsito - 2012.



















Nenhum comentário: